sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Da Síria ao Irã: a dinâmica do poder global


Por Miguel Villagra


Lawrence Wilkerson , ex- chefe de gabinete de Colin Powell, acusou os senadores John McCain e Lindsey Graham de estar " perto de traidores " . Sua declaração vem antes da próxima reunião da ONU em que o Irã vai ser debatida em profundidade . Em uma entrevista exclusiva com a Voz da Rússia , disse que a reação que espera sua declaração e compartilha sua opinião sobre a questão da Síria e perspectivas das relações EUA-Irã .Voz da Rússia : Que reação você espera de senadores McCain e Graham às suas declarações , se houver?Lawrence Wilkerson : Eu sou muito insignificante para eles reagem em minhas declarações. Mas eu vou dizer isso - por qualquer motivo nas últimas 18-20 horas eles se acalmaram um pouco e as suas declarações , apesar de não ser solidário do Presidente, pelo menos não como fonte de divisão e como antagônicas como eles estiveram no passado. Então, eu gosto de pensar que os meus amigos , os meus colegas e outras pessoas dentro do Partido Republicano e em outros lugares , que venho trabalhando isso, ter tido algum efeito .VOR : E como um republicano , seus pontos de vista pode ser visto como muito liberal. Há algo de estranho nisso ?LW : Bem , eu escolhi chamá-los progressiva e lembrar a todos que Theodore Roosevelt foi provavelmente o líder progressista , no final do século 19 , início do século 20 e era cada pedacinho do republicano . Então, eu chamaria meus pontos de vista "progressista" - isto é - eu sou um conservador, mas eu estou disposto a olhar para as coisas que podem precisar de mudança para o futuro. E eu estou mesmo disposto a olhar para as coisas fundamentais que podem precisar de mudança.VOR : Recentemente você criticou tanto o Partido Republicano ea administração Bush. Poderia nos dar alguns exemplos , como o que exatamente você vê como os problemas?LW : Eu acho que o presidente tem , por qualquer motivo - oportunismo político , crença genuína em uma adequada política externa e de segurança - Eu não me importo com o que essas razões são , eu acho que ele está criado um regime de sanções muito substancial , provavelmente , o mais eficaz , o mais draconianas na história das sanções. E eu vejo que o regime como sendo totalmente inútil , a menos que seja para ser usado como uma alavanca nas negociações significativas e substanciais com o Irã . Isso quer dizer que - se não estamos dispostos a quid pro quo com eles, se eles não vão enriquecer acima de 5% , se eles vão permitir que a AIEA para fazer inspeções rigorosas , se eles vão estar próxima com o trabalho histórico anterior em seu nuclear programa e assim por diante, vamos dar-lhes em troca substancial alívio sanções.Caso contrário, o regime de sanções não faz sentido , a não ser muito nefariously (e eu suspeito que isso de Graham e McCain, e Menendez no Partido Democrata e outros , Netanyahu , por exemplo) , a menos que as sanções são apenas concebidos para tornar os EUA parecem um pouco pouco mais legítimo antes de usar a força contra o Irã . Nesse caso, eu acho que o Presidente eo regime de sanções são, em essência muito perigoso. Mas se eles são realmente concebido para ser alavancagem em negociações significativas , eu sou tudo para ela.VOR : Você acha que o Congresso vai votar a ação militar contra o Irã ?LW: Graham prometeu que vai trazer legislação que autoriza a força militar no Irã . Eu não sei quais são as condições serão. Duvido que eles vão ser tão próxima como , por exemplo, o primeiro-ministro Netanyahu quer que eles sejam , mas , no entanto , eles tendem a envolver o presidente em um aço abraçar de que ele não pode quebrar , a fim de alcançar uma significativa solução diplomática . Então, isso é o que eu digo sobre o porquê de suas ações previamente delimitado traição, porque eles estavam impedindo que o Presidente os EUA , que afinal de contas foi eleito ... não eles, não os republicanos , Barack Obama foi eleito e ele foi eleito para fazer estrangeira política da maneira que ele bem entendesse, e esta é a maneira que ele achar melhor. Então , para não dar -lhe espaço para realizar algo neste diplomacia com o Irã e, assim, evitar o uso da força por parte de Israel ou os EUA estão beirando a traição , na minha opinião .VOR : Você acha que a ONU vai em favor do Irã ?LW : Eu acho que os atos da ONU , especialmente sob o Secretário-Geral Ban Ki -moon , mais ou menos nos moldes que o Ocidente quer que ele agir, nomeadamente os EUA . Assim , temos o Chefe da AIEA , que também é uma espécie de predisposição para os EUA , o Secretário -Geral, que é uma espécie de predisposição para os EUA e temos outros países no Conselho de Segurança , como China e Rússia, que na verdade mais ou menos para seus próprios propósitos oportunistas - e outros - estão tentando manter o Conselho de Segurança "honesto" . E isso é realmente a forma como este sistema foi projetado .Então, eu não sou uma dessas pessoas que dizem que os votos negativos , vetos no Conselho de Segurança são necessariamente ruins . Se conseguirmos algo fora do Conselho de Segurança que: 1) coloca as armas químicas da Síria sob supervisão internacional e , em seguida, destrói e 2) evita a guerra com o Irã - Eu sou tudo para isso. E pelo jeito , quando estamos a falar de armas químicas e Síria destruí-los , a Rússia não destruiu suas armas químicas , no entanto, nem tem os EUA . E estamos trabalhando nele desde cerca de 1979, em os EUA . Então , é hora de nós colocar-se ou cale-se para onde estamos falando de fazer os outros países fazem coisas que nós não conseguimos fazer .VOR : Muito bem dito ! De acordo com o recente documentário que você era uma parte de - " Os Quatro Cavaleiros ", que é um grande filme , por sinal , se você considerar os eventos que estamos discutindo agora uma parte desta queda do império ? E como é que a Rússia jogar nesta queda do império ?LW: Eu acho que sim . Tenho problemas reais com a forma como a dinâmica de poder global está se desenvolvendo agora. Você realmente tem uma espécie de situação tri- polar em desenvolvimento. Você tem Beijing por um lado cada vez mais forte a cada dia. Você tem a Rússia sob Putin , onde ele tem uma considerável , se a acreditar que as pesquisas na Rússia, um apoio considerável do povo russo . E, em muitos aspectos, a sua dívida PIB e assim por diante e assim por diante está melhor do que a dos EUA . E então , você tem os EUA - o professor ou o chefe do império ocidental em dificuldades econômico e financeira grave , agora, que não tem feito nada para corrigir , simplesmente adiou outro acerto de contas inevitável , por exemplo, com os grandes bancos , pois ele não fez nada para corrigir seus erros .Então , nós estamos olhando para uma situação tri- polar qualquer um dos pólos que podem tropeçar e causar problemas do mundo real , a qualquer momento , para não mencionar a crise na Ásia Ocidental, especialmente no O.Médio e problemas no resto do mundo . Portanto , este não é um momento feliz de estar vivendo , se você quiser , especialmente quando você olha para todos os desafios que todos nós precisamos enfrentar juntos. E eu estou falando sobre a mudança climática , eu estou falando de energia, eu estou falando sobre a diminuição da água, por exemplo. A causa precipitado da guerra civil na Síria era a água ea falta de lá - é o que levou as pessoas a se levantar e se opõem a Assad - porque eles estavam morrendo e suas fazendas estavam morrendo , e suas plantações estavam morrendo. Eles não tinham água. Parte do problema não é Israel controlar a água das Colinas de Golã e não permitindo que a Síria tem nenhum.Assim, existem desafios significativos neste mundo que precisamos para enfrentar mais ou menos juntos. E estamos ignorando-os , enquanto nós estamos lutando todos esses pequenos problemas táticos .
http://www.globalresearch.ca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em observação... Adm.
Qualquer comentário que for ofensivo e de baixo calão, não será bem vindo neste espaço do blog.
O Blog se reserva no direito de filtrar ou excluir comentários ofensivos aos demais participantes.
Os comentários são livres, portanto não expressam necessariamente a opinião do blog.
Usem-no com sapiência, respeito com os demais e fiquem a vontade.
Admin- UND-HN